Pensando em montar um escritório, mas não sabe por onde começar? Ou então busca aquela renovada, modernizando e repensando espaços, funcionalidades e demais características que impactam no dia a dia do funcionamento da sua empresa, mas falta dar o primeiro passo? Deixa que a gente te ajuda nessa missão.

 

O escritório é um ambiente importantíssimo para o rendimento na sua rotina, afinal, é onde você e seus colaboradores passam a maior parte do tempo. Ele precisa, além de ser confortável e ter boa usabilidade, também refletir conceitos, ideias e se conectar com o que é a empresa. É onde todos precisam estar em sintonia para que os projetos e demais produções saiam do papel e alcancem o sucesso como uma só unidade.

 

Só que montar escritórios que reflitam todas essas características não é uma tarefa tão simples. A começar pelo próprio projeto, que precisa ser muito bem pensado e executado, levando em consideração também as características do dia a dia corporativo da sua marca e as possibilidades de acolhimento intelectual dos seus talentos versus o custo e tempo para executar tais mudanças.

 

Que tal trazermos algumas reflexões e dicas sobre o tema para tentar dar uma mãozinha na hora de planejar o seu escritório dos sonhos?

Analise suas necessidades

 

O primeiro passo, sem dúvidas, é analisar as necessidades da sua rotina corporativa.

 

Isso ajuda a estipular metas reais e a evitar desperdícios, tanto de tempo quanto de orçamento. Tenha noção do que você precisa, o que quer alcançar e tenha total consciência das limitações para executar o projeto.

 

Muitas vezes essas limitações não são necessariamente orçamentárias: para que montar um espaço grande demais se sua equipe funciona de maneira reduzida? Ou então, para que criar espaços individuais quando sua equipe produz mais e melhor se compartilhar ambientes? Para que limitar a criatividade dos seus colaboradores se eles entregam mais e melhor em determinadas condições?

 

Essas questões variam de empresa para empresa e devem ser levadas em conta na hora do planejamento, do seu foco à fatia de mercado em que se enquadram. Outro ponto que deve ser considerado é a diferença na avaliação entre os gestores, afinal, nem todos possuem as mesmas opiniões e visões do que é necessário. Mas uma decisão deve ser tomada, sempre pensando em um bem comum à maioria.

 

Como montar um escritório?

 

Com as necessidades em punho, estabeleça metas para executar o projeto. A ideia é que ele sirva como uma casa, aconchegante e confortável para que não haja distrações na hora de executar as tarefas – seus colaboradores precisam se sentir acolhidos e relaxados para produzirem mais e melhor.

 

Isso vai de grandes decisões, como já discutimos no tópico anterior, como aos pequenos detalhes, que devem cobrir bem toda a rotina corporativa que a sua empresa precisa – salas de reunião, pontos de descanso, mesas de trabalho, pontos para maior concentração (silêncio), qual mobília usar, se vai usar piso ou carpete… São uma infinidade de pequenas decisões que vão impactar diretamente o resultado final.

 

Sempre que estiver realizando esse tipo de mudança, pense no futuro da organização, afinal, é para o crescimento e estabelecimento de uma base que você está realizando tais modificações. Não adianta nada mudar hoje para daqui a seis meses esse espaço ser insuficiente para a boa execução de suas tarefas diárias. Pense em possíveis expansões.

 

Respeite o seu orçamento. Se necessário, adapte o projeto para cobrir gastos inesperados. Isso é importante para evitar que os custos saiam dos trilhos, então procure planilhar tudo, do gasto com arquitetos às documentações necessárias para que você possa começar a, de fato, suas atividades.

 

Espaço compartilhado x espaço reservado

 

Outro ponto muito importante para ser levado em conta na hora de montar o escritório ideal é o espaço disponível. Isso porque todas as decisões serão tomadas em cima disso: onde estarão os talentos, onde será a área em comum, onde serão as salas de reunião e por aí vai.

 

Dentro desse contexto, a decisão se sua equipe estará disposta em um espaço compartilhado ou em um espaço mais reservado deve ser tomada de acordo com sua área de atuação.

 

Enquanto a área compartilhada ajuda no trabalho cooperativo, na flexibilidade das pessoas, na criatividade em conjunto e na economia em geral (luz, ar condicionado etc), também existem desvantagens que devem ser levadas em conta, como horários que precisam ser casados, privacidade para funções mais concentradas, distrações em geral e espaço menor nas mesas.

 

Vale lembrar que um não exclui o outro, apenas é a predominância do escritório em si que está sendo discutida. Ainda é necessário haver locais mais reservados para reuniões ou conversas mais delicadas mesmo que seu ambiente corporativo seja compartilhado, da mesma forma que devem haver espaços mais abertos para uma maior interação mesmo que o seu negócio exija maior privacidade entre os seus talentos.

 

O objetivo de tomar essa decisão é trazer aconchego e utilidade para a rotina do ambiente de trabalho, porque, como dito antes, ele depende de pequenos detalhes que se sintonizem para que tudo funcione de maneira mais harmoniosa e produtiva.

 

Iluminação, Cores, Pisos e Carpetes

 

Muito além de estética, escolher a iluminação correta para o ambiente corporativo e as cores que o irão compor irá fazer toda a diferença na rotina de todos que frequentarão o escritório. 

 

Isso vai das luminárias às cores das paredes, tapetes (ou pisos) e mobílias, pois irão criar um ambiente harmonioso e sensorial para o seu funcionário, dependendo do tom que você quiser dar ao local. Evite cores muito escuras – a não ser que a função do local exija isso -, e busque o máximo possível de luz natural. Além de ajudar na produtividade e sensação de conforto, impacta diretamente no esforço de visão da sua equipe.

 

A ideia é criar um ambiente onde o seu funcionário deseje estar ali, não apenas por obrigação, mas por ser convidativo e atraente. A decoração também desempenha um papel importante nessa equação, desde a mobília para escritório – como detalharemos no próximo tópico – a pequenos itens como livros, objetivos estéticos, uma copa completa e até mesmo plantas, que impactam na qualidade do ar e no alívio do estresse rotineiro, devem ser levados em conta.

 

Dê também a devida atenção ao piso ou carpete a ser utilizado, pois eles ajudam na rotina cotidiana de um escritório, da absorção de sons comuns para a acústica (teclados, conversas, passos pelas áreas comuns) até à segurança (evitam escorregões, reduzem impactos e ajudam na higienização), influenciando também no conforto térmico do ambiente.

 

Importância da mobília

 

Para finalizar o escritório perfeito para a sua empresa, é necessário escolher a mobília com muita atenção. Isso porque ela une tanto a usabilidade necessária para os seus colaboradores produzirem quanto irão compor a estética do lugar, para torná-lo um ambiente de trabalho mais acolhedor e criar um senso de unidade.

 

Para as cadeiras, por exemplo, é necessário tomar cuidado com os rodízios – ou simplesmente as famosas rodinhas -, pois elas podem arranhar o piso ou fazerem barulhos incômodos. O encosto também é importante, uma vez que ele ajuda a estabelecer uma boa postura durante as longas horas da jornada de trabalho. Assim como os apoios para os braços, que devem poder ser regulados e se adaptarem a cada corpo do seu colaborador.

 

Com equipamentos que os deixem confortáveis, os seus talentos tendem a ser mais produtivos e também mantêm sua saúde intacta, uma vez que a ergonomia a longo prazo impacta diretamente nessa questão.

 

Existem outras mobílias que influenciam no escritório perfeito, como o tipo de mesas usadas, que trazem elegância e funcionalidade ao dia a dia, pois possuem cabeamento e acessórios como gaveteiros para cada estação de trabalho. Divisórias também devem ser levadas em conta, pois ainda que o ambiente compartilhado seja uma tendência, reuniões, espaços para maior concentração e conversas privativas devem ocorrer longe do olhar geral da equipe.

 

Até mesmo mobílias que não são diretamente ligadas a uma estação de trabalho devem ter a sua atenção. Sofás, por exemplo, compõem os mais diferentes espaços, além de trazerem a casualidade para dentro do escritório e também criam áreas de networking e coworking dentro do mesmo local.

 

Esses foram apenas alguns exemplos de como a mobília impacta no seu ambiente de trabalho ideal e deve ser pensada com a mesma importância de outras áreas do seu projeto.

 

Como comprar os móveis para o seu escritório perfeito sem preocupações?

 

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