7 dicas para montar uma recepção!

Montar uma recepção para seu escritório, empresa ou consultório é uma parte muito importante. Afinal, é ali que ocorre a primeira impressão dos seus clientes ou pacientes. E, como você já deve ter imaginado, a primeira impressão é a que fica.

Então, que seja uma belíssima impressão!

Por causa disso, além de causar impacto com um bom aspecto e visual, é importante que, ao montar uma recepção, você também consiga criar um ambiente que esteja de acordo com seus objetivos.

Se possui um consultório médico, por exemplo, ao montar uma recepção, você pode transmitir acolhimento e calma – visto que a maioria das pessoas se sentem nervosas em consultas médicas.

Se o seu caso é um escritório de advocacia, a melhor escolha é montar uma recepção que transmita seriedade. Se a sua empresa é voltada para criatividade e tecnologia, uma sala de espera mais descolada pode ser o caminho certo!

Definindo um objetivo e a mensagem que se quer passar com sua decoração, basta aplicar as dicas que oferecemos logo abaixo para montar uma recepção de sucesso para sua empresa.

 

1- Escolha as cores ideais para sua recepção

Quando estiver desenhando o layout da sua recepção, o melhor ponto de partida é a definição das cores. A partir disso, você conseguirá ter uma visão muito melhor dos quadros, acessórios e, claro, dos móveis que irão compor o ambiente.

Ao montar uma recepção, geralmente as empresas escolhem o esquema de cores da própria marca. Mas é comum que consultórios busquem na psicologia das cores por soluções que transmitam calma e serenidade: azul, verde claro e tons pastéis.

Se o seu consultório for voltado para o atendimento infantil, fazer desenhos na parede também é uma boa escolha para deixar a criança em um ambiente caloroso e de brincadeira, algo que acalma tanto o menor quanto os pais.

 

2- Assentos

Uma recepção ou uma sala de espera sem assentos é certamente impossível de encontrar, visto que é um requisito básico para compor esta parte do escritório ou consultório. Lembre-se que as pessoas querem se sentir confortáveis enquanto esperam.

Neste departamento existem várias opções e sugestões de uso ao montar uma recepção. Você pode escolher as longarinas, por exemplo, que é o tipo mais clássico de assento para consultórios médicos. Especialmente aqueles que têm alta rotatividade de pacientes.

Para recepções que contam com menor fluxo de pessoas, uma excelente ideia é apostar nos sofás de dois ou três lugares, assim como poltronas individuais, que podem conferir um ar charmoso ou sofisticado, dependendo da escolha de tecido ou de material.

Se você procura construir um ambiente mais informal ao montar uma recepção para seu escritório, além de misturar peças (sofás, cadeiras altas, poltronas etc), você pode apostar também em puffs retangulares.

 

3- Iluminação

A iluminação é uma questão importantíssima para considerar ao montar uma recepção. Afinal, ela tem que ser balanceada entre ser funcional, isto é, iluminar bem o ambiente, ao mesmo tempo que não cause irritação aos olhos.

Uma saída comum para este problema é investir em abajures ou em iluminação de LED. Tem crescido a preferência por spots de LED em trilhos eletrificados. Além de charmosos, são modernos e sempre chamam a atenção. Cuidado apenas para não exagerar!

 

4- Peças decorativas

Quadros, pinturas e pequenas esculturas são artifícios poderosos para compor o ambiente ao montar uma recepção. Além de chamarem a atenção, também são ótimas para serem admiradas e criarem um vínculo com a pessoa. Mas, neste ponto, é preciso atenção!

No início do texto, falamos sobre os objetivos ao montar uma recepção, certo? Aqui vale a lembrança desse trecho. Pequenas esculturas, action figures ou arranjos podem funcionar muito bem onde adultos frequentam, mas talvez não seja bom para crianças.

Afinal, elas podem derrubar os objetos e quebrá-los. Mas os acidentes não ficam restritos às crianças: se o seu consultório é oftalmológico, por exemplo, inserir tais elementos pode ser problemático pelas mesmas razões.

O mesmo vale para consultórios de ortopedia, que recebe pacientes com dificuldades de locomoção, alguns portando bengalas, andadores, cadeiras de roda ou que simplesmente estão com dificuldade em se movimentar, aumentando as chances de acidentes.

 

5- Materiais para passar o tempo

Outra coisa que não pode faltar ao montar uma recepção são revistas, livros, música ou uma televisão. Tais meios de entretenimento são ótimos para que a pessoa que está esperando não sinta o tempo passar.

Você pode criar uma pequena biblioteca com títulos voltados ao ramo do seu escritório (arquitetura, design, decoração, por exemplo). Mesmo que a pessoa não vá propriamente ler um livro inteiro enquanto espera, todo mundo acaba passando os olhos pelos títulos – e essa ação pode causar um bom vínculo entre a pessoa e a empresa.

Além disso, você pode disponibilizar água saborizada ou cafés mais elaborados que, apesar de não serem categorizados como entretenimento, acaba causando um encantamento tal que poderia facilmente ser comparado.

Outra ideia é disponibilizar pontos de entrada USB na parede: uma solução muito moderna, extremamente atual e que todo mundo vai amar. Além disso, você pode estar salvando a vida de uma pessoa sem bateria enquanto a mesma espera para ser atendida.

 

6- Armários, gabinetes e gaveteiros

Embora a maioria frequente uma recepção apenas para aguardar ser atendido, é importante lembrar que a(o) secretária(o) tem inúmeros afazeres por trás da mesa ou balcão. E, claro, esse espaço tem que ser igualmente muito bem pensado.

Para não deixar a recepção poluída, armários baixos são ótimas soluções, pois não criam a sensação de um ambiente claustrofóbico e promovem um ponto a mais de sofisticação para o ambiente.

Dê preferências por materiais que não façam barulho, como é o caso dos arquivos de metal, que fazem barulho ao menor toque. Neste quesito, móveis de madeira são as melhores escolhas!

 

7- Mesas ou balcões

A(o) profissional pode ser acomodado tanto em uma mesa de escritório, quanto em um balcão. Tudo dependerá daquilo que falamos logo no início: o seu objetivo.

Balcões geralmente conferem privacidade e maior segurança, principalmente em recepções que lidam com valores e pagamentos.

Já as mesas promovem um ar mais sofisticado e moderno, que parece traduzir que o visitante é bem-vindo ao ambiente.

Se for escolher usar uma mesa, só fica uma dica a mais: procure manter a superfície sempre limpa e sem muitas poluições visuais.

 

 

Agora que você sabe tudo sobre como montar uma recepção, que tal conferir algumas opções de móveis para escritórios que a Mirage possui? Acesse nosso site e confira nossas linhas de produtos.

A Mirage atua no mercado de móveis para escritório desde anos anos 60, garantindo qualidade e bom atendimento para você!