Salas escondidas: uma nova tendência nos escritórios

As tendências estão em todo lugar! Além das tão comentadas inovações tecnológicas, hoje a inovação também pode ser constantemente vista na arquitetura para escritórios. 

Com a finalidade de proporcionar uma melhor experiência para os colaboradores, a arquitetura para escritórios busca meios de melhorar o clima organizacional e, consequentemente, aumentar a produtividade. 

Por isso é preciso estar sempre antenado com as tendências e unir forças com a arquitetura para escritórios para oferecer o que há de melhor, não só para os clientes, mas também para os colaboradores que se encontram na organização. 

Afinal, é no escritório que a maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia e proporcionar algo confortável e prazeroso pode fazer toda diferença. Venha conhecer as novas tendências e escolher algumas para aplicar no seu espaço de trabalho!

 

Os escritórios atuais

Foi-se o tempo em que os escritórios eram espaços padronizados, onde cada funcionário tinha sua própria mesa (ou os famosos cubículos) e os chefes possuíam salas diferentes, maiores, mais confortáveis e distantes do restante da equipe.

Ainda assim, quando falamos sobre as salas dos diretores, chefes ou gerentes, é impossível não observar e recordar, que elas também tendiam a seguir um padrão entre si. Os escritórios possuíam um ar de discrição, sobriedade e até intimidação em sua projeção.

A arquitetura para escritórios atual, por outro lado, procura sempre inovar, seguindo as características de cada empresa para criar espaços mais descontraídos e que incentivem a criatividade e a produtividade dos que ali se encontram.

Assim, a mobília discreta e sem personalidade está cada vez mais em desuso, sendo substituída por puffs, mesas e cadeiras coloridas em diversos formatos ergonômicos. Sofás e outros armários funcionais também marcam presença.

Paredes brancas agora possuem cores e objetos de decoração, que antes não eram sequer cogitados e que podem ser vistos nos espaços fazendo toda a diferença para o ambiente e para o dia a dia da empresa.

Além disso, outros objetos inusitados também estão conquistando a arquitetura dos escritórios modernos. Tobogãs, jardins, cadeiras de balanço, cabines telefônicas e sofás estão tomando conta dos espaços. 

E não se engane, tal realidade não está destinada a apenas escritórios grandes, voltados para a tecnologia ou startups. Todo escritório tem o poder de se reinventar e abraçar a modernidade aliada com a organização, bem-estar e liberdade dos colaboradores. Falaremos sobre isso logo a seguir!  

 

Por que inovar na arquitetura e decoração do seu escritório?

Diversos estudos estão sendo realizados na área e os resultados têm se mostrado positivos para a inovação. É graças a ela, que os escritórios vêm se preocupando mais ao projetar seu espaço. 

Espaços de trabalho descontraídos e coloridos tendem a proporcionar uma maior alegria, saúde e, consequentemente, também incentivam um melhor desempenho no trabalho, facilitando o alcance das metas organizacionais, além de evitar os problemas mais comuns – como o estresse e a irritabilidade, decorrentes de ambiente de trabalho inadequados.

Além disso, os escritórios modernos tendem a aproveitar melhor o ambiente, favorecendo a luz natural, tendo mais espaço para se trabalhar e se movimentar entre um ambiente e outro, por exemplo.

Esses escritórios também estimulam o contato entre seus colaboradores e criam um ambiente propício ao trabalho em equipe, fazendo seus funcionários mais felizes e produtivos. Assim, tanto eles quanto sua empresa tendem a crescer!

 

Em qual tendência investir para o seu escritório?

Como citamos logo no começo do artigo, é importante estar sempre atento às novas tendências de decoração e arquitetura para escritórios.

Porém, mais do que seguir tendências, é importante avaliar quais delas são propícias ao seu estilo de empresa, aos funcionários que ali trabalham, ao produto oferecido e assim por diante.

Além disso, é importante ressaltar que existem algumas práticas que podem ser inseridas em qualquer ambiente, independentemente da área de atuação ou estilo do seu escritório. 

É importante lembrar, contudo, que nem tudo que é bom para um, será proveitoso para outro. Para avaliar bem esse ponto, é importante ter o auxílio de um profissional.

O auxílio de um arquiteto para esta tomada de decisão pode ser decisiva para encontrar as melhores possibilidades para seu escritório e, de quebra, economizar dinheiro.

Pois, sim, mesmo que a contratação de um arquiteto possa fazer o coração disparar à primeira vista, acredite: sai muito mais caro ter que consertar erros, refazer planejamentos ou ter gastos surpresa a todo tempo.

 

Salas escondidas: uma nova tendência nos escritórios

As salas secretas, que são relevadas a partir da movimentação de um livro, é um clássico na ficção – quem nunca viu um filme, desenho ou obras literárias que contam com elas?

Por esse motivo, apesar da tendência já não ser uma novidade para nossos olhos, é fato que seu apelo permanece;

Os espaços escondidos vem causando uma verdadeira animação, o que vem provocando o crescendo deles dentro dos escritórios e outros espaços modernos.

Os motivos são diversos: vão desde a necessidade de ter um espaço reservado para seus clientes VIP, para ter um espaço tranquilo para trabalhar ou simplesmente por causa da emoção de se ter um cômodo escondido dos olhos alheios. 

Essa prática é, inclusive, vista pelos arquitetos e clientes como uma espécie de entretenimento, um easter egg, algo que poucos escritórios ousaram a ter. Em outras palavras, algo que vai render muitas postagens em redes sociais.

Uma das maneiras mais comuns de encaixar isso nos escritórios é atrás de uma estante de livros, por exemplo. A própria Google possuía uma sala de leitura “escondida” atrás de uma estante em seu escritório em Nova York.

Os arquitetos podem inovar e esconder salas das mais diversas formas. Atrás de paredes, pisos e portas disfarçadas, e integrar isso de forma harmônica ao restante do ambiente. Por isso, é essencial ter ajuda de um profissional qualificado para fazer essas modificações no ambiente. 

Além disso, essas salas podem ter qualquer função, não é preciso necessariamente se limitar a uma sala de escritório secreta. 

A sala secreta do seu escritório pode ser um cofre, uma biblioteca ou um espaço para focar e ficar em silêncio, uma sala de reuniões, espaço para descanso, salão de eventos ou até mesmo um bar, como a agência Deutsch possui em seu escritório em Los Angeles.

É preciso soltar a criatividade, sim, mas principalmente combinar a novidade com o desenvolvimento de um novo espaço que reflita a imagem da sua empresa e atenda às suas necessidades – inovando e beneficiando todos que ali trabalham.

 

Conclusão

Nos últimos tempos, temos visto várias novas tendências de arquitetura para escritórios surgindo no mercado, algo que é muito animador para quem gosta do assunto e para quem entende o quanto o espaço realmente tem o poder de influenciar em nosso cotidiano. 

Esses novos ambientes trazem diversos benefícios para a empresa, que vão desde o próprio conforto até uma melhor imagem perante os seus clientes e colaboradores, além de uma significativa melhoria na produtividade durante o dia a dia de trabalho.

Conhecer as novas tendências é sempre uma boa ideia, afinal você pode acabar encontrando alguma que seja adequada para o que você precisa e que poderá ser implementada em seu ambiente de trabalho.

Aqui no artigo falamos um pouco sobre tudo isso, citando o exemplo das salas secretas, que vêm deixando todo mundo animado com a perspectiva de algo tão comum na ficção se tornar realidade.

Se você gostou, deixe seu comentário com opiniões, dúvidas ou sugestões. Além disso, não esqueça de compartilhar o artigo com seus colegas, sócios ou clientes que estejam procurando algo novo para dar um up no escritório. 

 

Sobre a Mirage

A Mirage é uma loja voltada para a venda e a manutenção de escritórios corporativos no Rio de Janeiro. Atuando no mercado desde a década de 60, a Mirage Móveis é referência na área. Visite nossas lojas física e virtual e descubra um mundo de possibilidades!