Monte seu escritório pensando na produtividade

Quando pensamos em um escritório ou em um espaço de trabalho, a produtividade deveria ser o primeiro fator a ser levado em consideração por quem desenha o projeto.

Claro que um bom design, assim como a harmonização do espaço, são fatores que também devem ser considerados em paralelo.

Contudo, é preciso ter em mente que um espaço de trabalho ou escritório é feito para que projetos sejam realizados e que saiam do papel.

Logo, pensar em produtividade é criar um escritório que seja realmente funcional e que atenda ao principal objetivo do lugar, que é o trabalho.

Para garantir que um espaço atenda às suas necessidades, um profissional da área se faz fundamental. Ele tem total experiência e know-how para desenvolver um projeto perfeito.

Não se assuste ao usarmos a palavra “projeto”, nem aperte no X da janela achando que projetos são desenvolvidos para empresas com mais de mil funcionários.

Por projeto, podemos entender desde aquela imagem que você constrói em sua mente até mesmo planos para empresas que irão abrigar inúmeros profissionais.

Neste texto, como já entregamos no título, falaremos sobre como pensar em seu espaço para garantir sua produtividade. 

Aqui você pegará algumas dicas básicas para construir um espaço que esteja alinhado com seus objetivos e pensado para não causar ruídos desnecessários entre as pessoas.

E lembre-se: as dicas servem tanto para pessoas que trabalham sozinhas em um espaço de casa, até para empresas maiores. Vamos lá?

 

1 – Um espaço organizado é tudo: valorize o espaço de cada coisa

Provavelmente já aconteceu de você estar prestes a sair de casa e não conseguir encontrar a chave da porta principal ou a chave do seu carro.

Uma coisa pequena assim pode causar turbilhões. Agora imagina essa mesma situação com documentos importantes, com contratos que eram para assinar ou com a ficha de um paciente!

Além do tempo, você vai demonstrar que não tem controle sob o próprio espaço, causando não apenas seu atraso, como o atraso do cliente e a perda de confiança em seu trabalho.

Para evitar tais problemas, procure seguir essas dicas:

  1. Invista em armários, cada um destinado a um tipo de arquivo;
  2. Dentro dos armários, procure organizar tudo em pastas;
  3. Trabalhe com etiquetas, assim você encontra tudo mais facilmente;
  4. Procure deixar as chaves sempre na fechadura;
  5. Se, por questões de segurança, a opção anterior não for possível, crie um espaço para deixar todas as chaves;
  6. Zele pela organização: ensine aos seus colaboradores a cultura do espaço organizado, assim seu trabalho permanecerá funcional.

Com as dicas acima, muito dificilmente você perderá tempo procurando por coisas ou informações, distraindo outros funcionários durante o processo.

 

2 – Leve a iluminação em consideração ao montar seu escritório

Tão básica no nosso dia a dia, mas pouquíssimo lembrada quando entramos no assunto “produtividade no escritório”.

Pois é, a iluminação tem um grande papel na produtividade e deve ser levada em consideração ao montar seu escritório ou espaço de trabalho.

Quando se tem pouca luz, é comum forçarmos a vista. Essa constância pode causar dores de cabeça e problemas na visão, e com certeza a produtividade do seu colaborador irá cair.

Para evitar tal cenário, é essencial que você leve em consideração a iluminação do seu ambiente. Procure por escritórios com janelas grandes para que a luz natural entre.

Se não for possível encontrar algo nesses moldes, estude bastante sobre iluminação artificial, criando um ambiente bem iluminado, porém sem exageros.

Por exemplo, procure evitar luzes que brilham demais (para não causar ofuscamento) ou que tenham grande incidência em queimar ou causar problemas de mau contato. 

Pensando em termos de decoração, pontos de luz, como o uso de abajures ou outras fontes diretas, podem ser uma boa ideia para deixar o ambiente mais charmoso e convidativo.

 

3 – Monte seu escritório levando em conta os móveis

Outro ponto de suma importância ao montar seu escritório é pensar nos móveis que farão parte do espaço de trabalho.

Neste momento é importante deixar de lado aqueles móveis que estão restritos a uma boa aparência, ou a um valor convidativo.

Como nosso tema é produtividade, assim como ocorre na iluminação, a escolha dos móveis pode ser determinante para que seus funcionários trabalhem felizes e produzam mais.

Móveis com boa ergonomia, por exemplo, garantem a saúde e o cuidado com o corpo do seu colaborador. Acessórios que ajudam no dia a dia também fazem toda diferença.

É necessário compreender que o conforto não é um plus ou um luxo, ele é necessário para que você evite problemas ortopédicos, idas ao médico, gastos com exames e remédios.

A má postura, por exemplo, pode resultar em dores nas costas, desvios na coluna, problemas no pescoço e muito mais.

Em termos cotidianos e práticos, tais dores significam maior incômodo, menor produtividade, mais dias de licença médica e desestímulo para trabalhar.

Por outro lado, quando o colaborador sente a diferença em estar trabalhando com móveis pensados em sua saúde e bem-estar, além da motivação, todos os outros problemas são evitados.

Além disso, móveis mais elaborados causam um alívio visual que impacta diretamente na moral do seu colaborador, sem contar que deixa o ambiente bonito de verdade.

 

Monte seu escritório pensando na produtividade e no descanso

Ao longo do texto, estamos falando sempre sobre produtividade no trabalho e a importância que a estruturação do espaço tem nesse fator.

No entanto, é bom lembrar que momentos de descontração e descanso são igualmente importantes. 

Se máquinas precisam ser desligadas de tempos em tempos, nós também precisamos de distrações para funcionarmos plenamente.

Para isso, busque inserir elementos divertidos pelo escritório, ou aqueles que dêem uma quebra no ambiente corporativo.

Alguns exemplos são murais para fotos, tinta que imita quadro-negro para que todos deixem uma mensagem, pequenos jardins verticais, puffs coloridos, ursos gigantes etc.

Além dos elementos citados acima, que devem estar de acordo com a proposta do seu escritório, você também pode trabalhar com o significado das cores.

A cor laranja está ligada ao estímulo da criatividade e à vontade de produzir mais. Uma ótima cor para a área do Marketing, por exemplo.

Já o amarelo tem o poder de transmitir e elevar a concentração, excelente para as áreas contábeis ou para profissionais de TI.

Agora que você sabe como dar o passo inicial para montar um escritório voltado para a produtividade, é só começar a colocar o plano em prática.

Para isso, conte com a Mirage Móveis! Temos décadas de experiência em móveis para escritório e temos certeza que podemos ajudar a oferecer o melhor para você.

Entre em contato conosco, converse com um de nossos consultores e encontre as melhores soluções para seu ambiente corporativo!