Como os móveis ajudam a melhorar o ambiente do seu escritório

Você já percebeu como pequenos detalhes podem fazer toda a diferença? Uma planta em uma quina antes esquecida, por exemplo, pode trazer cor e tranquilidade para o local.

A escolha de acessórios, cores e outros detalhes podem ter um grande impacto em como você se sente, em como você age e até mesmo na sua produtividade.

Quando falamos de um espaço corporativo, como um escritório, a produtividade é a meta principal tanto dos líderes quanto dos colaboradores, que querem demonstrar seu melhor.

Assim sendo, os pequenos detalhes e mudanças no modo de estruturar um escritório é fundamental para que tal impacto seja, de fato, significativo e mude seu dia a dia.

Quando você olha para o seu escritório, você enxerga um local sóbrio e extremamente básico? Isto é: apenas mesas, cadeiras e computadores?

Você consegue sentir que, nele, é possível encontrar um ambiente prazeroso, confortável e atraente aos olhos dos colaboradores e clientes?

Quais impressões você acha que um visitante (como um amigo ou familiar) ou um cliente têm ao entrar em seu escritório?

Essas perguntas podem deixar qualquer pessoa um pouco acuada, porém têm o propósito único de explorar qual tipo de espaço corporativo você quer criar para sua empresa.

É com a ajuda delas, que poderemos encontrar as melhores soluções que atendam tanto às necessidades dos colaboradores no dia a dia, quanto impressionem os clientes.

 

Como melhorar o ambiente do meu escritório

Hoje em dia passamos por uma verdadeira revolução quanto ao trabalho. Definitivamente não o enxergamos da mesma maneira como era costume há 30 anos.

Neste sentido, o ambiente de um escritório pode ser melhor de inúmeras maneiras: e uma das principais está no aspecto organizacional.

Os novos colaboradores têm deixado claro o quanto um ambiente agradável e aberto a novas perspectivas são tão atraentes quanto um bom salário, por exemplo.

Da mesma maneira, os novos colaboradores que chegam ao mercado de trabalho, se sentem muito mais animados em trabalhar de forma ativa em um projeto.

Isto é, eles não querem mais estar no papel de execução de tarefas, recebendo pilhas e pilhas de papel na mesa, enquanto as discussões do projeto ficam para outros.

O famoso trabalho com propósito e o sentimento de estar fazendo realmente a diferença na vida da sociedade é um dos maiores fatores de satisfação dos novos colaboradores.

Outro movimento muito respeitado e procurado pelos colaboradores da nova geração é a busca por um ambiente que lhe dê voz, seja transparente, flexível e que tenha suporte.

Fora a parte organizacional do escritório, no que tange a melhora do ambiente de trabalho, não temos como não falar das escolhas de decoração.

Como citado logo no início do artigo, pequenos detalhes como plantas, quadros, instrumentos musicais ou a presença de jogos (como sinuca), pode fazer toda diferença.

Mas pode ir muito além disso: colocar geladeiras retrô – e até mesmo máquinas de vendas de snacks – pode dar um up muito grande no ambiente, que ficará mais cool.

A presença de um videogame também é um recurso muito utilizado em empresas que querem integrar a equipe e transformá-lo em um ambiente mais dinâmico e divertido.

Afinal, pressões no dia a dia acontecem em qualquer linha de trabalho, mas podem ser aliviadas com a presença de elementos que convidem o colaborador a dar um tempo.

Pequenos eventos também podem fazer uma grande diferença no seu escritório, como a terça-feira das pizzas ou o happy hour da quinta-feira.

Os pequenos eventos, além de serem uma forma de integração da equipe, também ajudam a mesma a pensarem fora da caixa e terem insights fortes para a corporação.

Afinal, tudo que estamos falando aqui ajuda em duas coisas: a tornar o ambiente agradável, sim, um local onde as pessoas queiram estar e, também, a deixá-las mais criativas.

Além do posicionamento adotado pela empresa, além da decoração e além dos pequenos eventos, mais um recurso é excelente para melhorar o ambiente: os móveis.

 

Como os móveis ajudam a melhorar o ambiente de trabalho?

Nem sempre os líderes ou responsáveis pela construção de um escritório dão a necessária atenção aos móveis que compõem o ambiente. E isso é um grave erro.

É comum que apenas a parte visual seja levada em conta, como as cores dos móveis, ou o preço das cadeiras e mesas que estarão fazendo parte do escritório.

No entanto, é de extrema importância que um olhar mais cuidadoso recaia sob o tema. Afinal, todo corpo de trabalho estará dependendo de tais móveis para se desenvolverem.

Em um exemplo mais prático, é impossível que um programador, que passa longas horas de frente ao computador, consiga realizar bem seu trabalho em uma cadeira irregular.

Em uma realidade em que passamos muitas horas sentados em frente a uma tela, saber que pode contar com móveis de qualidade e com ergonomia é muito importante.

Mesmo com preços que nem sempre são tão convidativos quando comparamos aos móveis mais simples, adquirir aqueles mais estruturados e com bom acabamento ajuda a:

  • evitar lesões na coluna, braços, ombros e mãos;
  • evitar problemas de circulação nos seus colaboradores;
  • evitar dores no pescoço, na cabeça e no corpo em geral;
  • evitar faltas e afastamentos por causa dos problemas anteriores.

E se você, responsável pela construção do ambiente sabe disso, acredite: o seu colaborador também sabe o quanto esse cuidado é importante.

Como falamos no início deste artigo, saber que possui suporte e que a empresa preza pela sua saúde e bem-estar é algo muito bem visto pelos colaboradores.

Além de levantar a moral do mesmo ao saber que, no escritório onde trabalha, os móveis são da melhor qualidade, os clientes que visitarem a empresa também poderão sentir isso.

Não há nada mais desconfortável do que estar sentado em uma cadeira de baixa qualidade ou que emite rangidos. Automaticamente quem está ali fica tenso, com medo do barulho.

O mesmo serve para as mesas, tantas vezes vista como algo padrão. O pensamento não poderia estar mais errado. 

As mesas, assim como as cadeiras, podem podem estar elevadas no tamanho errado, fazendo com que a pessoa tenha que se esticar ao máximo para conseguir uma boa posição, além de ser desconfortável para os braços também.

As mesas podem estar bambas, causando desconforto e irritação em quem precisa utilizá-la, ou até mesmo serem pouco funcionais. 

Você pode achar estranho uma mesa ser pouco funcional, isso é possível? Sim! Algo que faz total diferença em uma mesa, por exemplo, é ter saída ou nicho para cabos.

O mesmo vale para acessórios. Elevações para monitores podem fazer uma grande diferença no dia a dia, assim como descanso para os pés, que ajudam na postura.

Pesquisando em sites especializados em móveis corporativos, você verá quantas opções existem e todas as necessidades que eles solucionam. 

 

Funcionalidades e Design nos móveis corporativos: é possível?

No bloco anterior, focamos muito no aspecto funcional dos móveis corporativos. Mas não se engane, o design anda lado a lado com ele.

Foi-se o tempo em que os móveis corporativos obedeciam um padrão sóbrio, sem muito design ou aspectos diferentes.

Hoje, encontramos diversas opções de desenhos e uma larga variedade de cores, tudo para que seu escritório consiga reforçar a identidade visual da sua marca.

Além disso, a grande vantagem das tendências de móveis para escritórios que são pensados no dia a dia dos colaboradores, é que eles podem se adaptar conforme sua necessidade.

São várias as opções de mesas, por exemplo, que podem ser encaixadas umas às outras, criando ilhas ou até mesmo uma grande mesa onde todos possam trabalhar.

Indo além dos móveis tradicionais, há a opção de mesas altas, por exemplo, que podem formar espaços de trabalho alternativos ou para a reunião de duplas ou equipes.

Outras opções que tornam o dia a dia do seu escritório mais útil e que conta com um design atraente são os diferentes tipos de armários e gaveteiros.

Tanto um quanto o outro são recursos muito utilizados para promover a organização do espaço e garantir maior praticidade ao longo do dia.

 

Conclusão

Ao decidir repensar seu escritório, convidamos a voltar ao início deste artigo e procurar responder às perguntas que levantamos.

Não é uma tarefa fácil e uma sugestão é que elas não fiquem somente com você. Abra os questionamentos para receber opiniões de diferentes de pessoas que trabalham com você.

Procure transformar seu escritório em uma pessoa, procurando entender seu estilo e a mensagem que ela quer passar ao mundo.

Depois, procure meios de traduzir tal personalidade em acessórios, cuidados, detalhes na decoração e, claro, em móveis.

Além disso, mantenha sempre em mente que redecorar ou reformar um escritório está longe de ser um custo e é, na verdade, um investimento que você faz no seu trabalho.

Procure entregar na parte visual, aquilo que está contido na sua visão enquanto empreendedor(a), nos seus valores e no seu posicionamento.

O resultado será o melhor, com certeza: você poderá contar com pessoas motivadas, que estão felizes em estar ali trabalhando ao seu lado e seus clientes sentirão o mesmo!

Comece a mudar a relação com seu escritório hoje mesmo, escolhendo cada detalhe com grande importância.

 

Sobre a Mirage Móveis

A Mirage é uma loja voltada para a venda e a manutenção de escritórios corporativos no Rio de Janeiro. Atuando no mercado desde a década de 60, a Mirage Móveis é referência na área. Visite nossas lojas física e virtual e descubra um mundo de possibilidades!