De nada adianta investir em mobiliário de escritório de alta qualidade se não houver uma preocupação com a manutenção daquele equipamento posteriormente. Com o uso natural ao longo do tempo, a degradação é constante e problemas relacionados à sua usabilidade começam a surgir em seus móveis de escritório sem que nada de errado propriamente esteja sendo feito. 

 

É apenas desgaste. Eventualmente, rodinhas começarão a soltar, o encosto não terá a mesma resistência, o mecanismo de altura da cadeira não regulará direito e o estofado não terá mais o mesmo conforto, entre diversos outros problemas relacionados ao bom funcionamento dos seus equipamentos para escritório.

 

Porém, nem sempre a solução é apenas se desfazer desse equipamento e comprar um novo. Um material de boa qualidade, premium, de ponta, possui valores mais elevados, mas também entrega mais e é mais difícil de ser substituído por outros de mesmo nível. A solução, portanto, não é simplesmente comprar um novo, pois o custo é alto. Em grandes quantidades, pior ainda. O que fazer, então?

 

Nesse texto, falaremos um pouco sobre como manter por mais tempo suas cadeiras de escritório, mas isso se estende aos demais equipamentos que você possui. Se quebrar, como utilizar bem a assistência técnica. E antes disso, como manter uma manutenção preventiva em dia para não apenas aumentar a durabilidade dos seus produtos no ambiente de trabalho, mas também mantê-los com aspectos e funcionalidades o mais próximo de novos possíveis.

 

Problemas de saúde que cadeiras ruins ou mal cuidadas podem ocasionar.

 

Talvez a maior preocupação que gestores de equipes devem ter em relação aos seus talentos é a saúde de cada um deles. E, apesar de muitos não darem a devida atenção, a cadeira de escritório é essencial e não é exagero afirmar que impacta diretamente na saúde de todos os seus colaboradores.

 

Como são usadas por longos períodos do dia e por muitos meses (até anos!), elas precisam ser de qualidade para reduzirem o impacto que a rotina de trabalho traz em seus corpos. O primeiro e mais óbvio é, claro, a postura. Uma cadeira de trabalho que mantém uma boa ergonomia é a ideal, pois ajuda o colaborador a manter a postura correta, reduzindo danos à coluna e demais problemas que cadeiras não ergonômicas incidem.

 

Posição de braços e pernas também é fundamental, pois ajudam no relaxamento durante a execução de sua função, além de ajudar na circulação sanguínea do corpo. Estofados de boa qualidade também ajudam no conforto, uma vez que esses longos períodos precisam ter menos impacto ao longo da produtividade do seu talento.

 

O encosto também é fundamental, pois impacta na posição do pescoço, além da altura em relação ao monitor, que evita problemas de tensão nos ombros também, além do cansaço da vista (enxaquecas, como exemplo).

 

Por isso, não subestime a importância de manter uma cadeira de boa qualidade no seu ambiente de trabalho. Além de impactar diretamente em quanto os seus colaboradores irão produzir, elas também têm impacto considerável em suas saúdes.

 

A importância da manutenção preventiva nas suas cadeiras de escritório.

 

Outro ponto que muitas empresas acabam não dando a devida atenção na hora de cuidar do seu equipamento de trabalho é a manutenção preventiva.

 

Comummente, empresas só se movem em relação ao seu maquinário quando ele apresenta algum tipo de problema. Não deve ser assim. Se o seu mobiliário da empresa for cuidado da maneira correta, ele irá durar mais, manter seus aspectos e funcionalidades originais por mais tempo, além de ajudar na economia, uma vez que você não precisará substituí-los.

 

Portanto, procure fazer a manutenção do seu equipamento constantemente. É muito importante em todos os sentidos.

 

Qual a melhor assistência técnica para cadeiras de escritório?

 

Mas se mesmo com todo o cuidado com o seu equipamento ele vier a dar defeito, uma assistência técnica de confiança é sua principal aliada para a possível restauração. Não é necessariamente culpa de ninguém: com o uso frequente, o desgaste acaba causando danos naturais do uso, fazendo-se necessário trocá-los.

 

Que tal falarmos sobre os principais pontos de uma cadeira de escritório que podem dar defeitos?

 

Troca de rodízios (as famosas rodinhas)

Um dos itens de uma cadeira de escritório que mais precisam ser substituídos, pois absorvem o impacto do peso do colaborador, da sua movimentação, do atrito direto com o piso, entre outras de suas funções.

 

O primeiro sinal de que uma rodinha precisa ser trocada é quando ela não desliza como antigamente, perdendo sua capacidade de “planar” no chão. Isso pode, inclusive, gerar danos no piso, como arranhões ou amassados. Outro ponto que deve ser observado é se a cadeira do seu escritório não está inclinando para um dos lados. Isso pode acabar causando acidentes.

 

Já o sinal mais fácil de identificar de que os rodízios da sua cadeira de escritório precisam ser trocados é o som. Quando costumam fazer muito barulho na movimentação, não apenas demonstram desgaste, mas terminam por atrapalhar também a concentração dos outros colaboradores, reduzindo sua produtividade ao quebrar sua concentração. Caso sua rodinha seja de aço, preste atenção também à sua corrosão.

 

Troca de revestimento

 

O revestimento da sua cadeira de escritório é importante porque ele completa a composição visual que você quer dar ao ambiente, além de proteger áreas mais sensíveis da cadeira, como as espumas, do uso cotidiano natural do produto.

 

Esse revestimento é diariamente impactado por diversos fatores, tais como fricção com os diferentes tipos de tecidos de calças e camisas, impactos do movimentos de levantar e sentar, eventuais quedas de líquidos ou alimentos, além da luz e calor provindos do Sol, dependendo de onde sua cadeira estiver posicionada.

 

Todo esses fatores contribuem para que ele demonstre desgaste com o tempo, sendo necessário fazer manutenção e deixar seu aspecto e usabilidade como novos antes que comecem também a impactar em outros pontos, como as espumas, ou no visual do ambiente, que pode passar uma impressão errada de desleixo e falta de cuidado, já que é a parte mais exposta visualmente aos visitantes.

 

Troca de espuma


É um erro muito comum pensar que as espumas de todas as cadeiras de escritório são iguais. Cada tipo possui um tipo de espuma diferente utilizada em sua composição. Isso porque elas cobrem um diferente tipo de necessidade, dependendo de onde, quem e qual função ela irá exercer dentro de um escritório ou ambiente de trabalho.

 

Elas variam principalmente na densidade, que é a quantidade de peso que podem suportar mantendo o conforto para o qual foram confeccionadas. E as pessoas são diferentes, com diferentes posturas e pesos dos mais variados. Como geralmente passam-se muitas horas em cima de uma cadeira de escritório, é importante que cada um esteja utilizando uma cadeira que traga o maior conforto possível – afinal, isso impacta em sua produtividade.

 

Mesmo que sua espuma seja durável, ela eventualmente vai começar a apresentar distorção de sua funcionalidade. E, com isso, dores no corpo podem começar a incidir nos seus colaboradores. Manter a espuma de uma cadeira sempre como nova é essencial para que seus talentos continuem produzindo sem que fatores externos o atrapalhem, então dê a devida atenção a esse ponto.

 

Troca de braço e apoia braço

 

Não é apenas estética: o apoio de braço de uma cadeira de escritório tem a função principal de trazer conforto para quem a estiver usando. É a ergonomia ao se digitar, ao usar o mouse, enfim, executar sua função da maneira mais natural possível, já que exerce o apoio para tal.

 

Eles costumam ser o mais adaptáveis possíveis: mudam o eixo de sua posição, de altura, conseguem se locomover para frente e para trás… tudo para encontrar essa posição ideal para se trabalhar por longas horas em uma cadeira de escritório.

 

Como é uma área de pressão, afinal, suportam o peso e tensão dos braços humanos, os braços da cadeira costumam apresentar falhas ou até mesmo quebrarem com o uso a longo prazo. Mantenha os braços das cadeiras novos até mesmo para evitar acidentes, uma vez que uma pessoa pode tomar ao braço da cadeira quebrar durante o uso.

 

Troca de base, estrutura e mecanismos

 

Para finalizar, as partes de uma cadeira de escritório que merecem atenção para assistência técnica ou reparos, temos a parte estrutural dela: base, mecanismos e colunas.

 

A base e a estrutura são pontos que mais absorvem impacto ao longo do uso, pois além do peso do usuário, também suportam todo o peso do produto – exceto as rodas, que ficam abaixo e é onde faz o link entre toda a cadeira.

 

Já os mecanismos são as funções extras da cadeira, como possibilidade de deitá-la, ajuste de altura e demais funções mecânicas que variam de produto para produto. Como são partes de resistência, e ligadas a alavancas muitas vezes utilizadas com uma força extrema e desnecessária, é preciso estar sempre atento se elas estão funcionando corretamente. A altura de uma cadeira, por exemplo, é fundamental para ajustar a posição ideal para cada um que for utilizá-la.

 

Sabe quem oferece o serviço de assistência técnica para todos os pontos acima em toda a sua linha de produção? Sim, a Mirage!

 

Sabe quem oferece o serviço de assistência técnica para todos os pontos acima em toda a sua linha de produção? Sim, a Mirage!

 

Nossas cadeiras de escritório são premium e feitas com materiais de ponta, pensando na beleza do produto, em potencializar sua usabilidade e durabilidade alta. Mas, ainda assim, com o uso diário, por vezes por falta de cuidados ou manutenção, elas podem precisar de assistência técnica. A Mirage se preocupa com o pós-venda, pois entendemos que faz parte da satisfação total do cliente, que confiou sua empresa e sua verba nos nossos produtos. 

 

Por isso, sempre que precisar, entre em contato com a gente para que possamos auxiliá-lo tanto a escolher a cadeira ideal para todo tipo de ambiente de trabalho, quanto em possíveis reparos com nossa assistência técnica de produtos originais, mantendo sua cadeira de escritório o mais próximo possível de uma nova, tanto em aparência quanto em funcionalidades.

 

Conte conosco. Sempre! Você merece o melhor.