3 Dicas para montar um projeto de escritório minimalista

O uso do minimalismo na decoração de escritório tem como maiores características a funcionalidade e o design clean do ambiente corporativo. Montar um escritório minimalista demanda atenção em pontos específicos. Neste blog post iremos te passar alguns pontos chave!

O estilo que surgiu por volta da década de 60 nos Estados Unidos influenciou inicialmente as artes visuais, e em seguida, o design. Com o aumento do estilo de vida simples, em que é priorizada a prática do menos é mais, o minimalismo chegou também na arquitetura e na decoração de ambientes.

Deste modo, escritórios minimalistas mantem a simplicidade com espaços livres, organizados e com pouca informação visual. Objetos decorativos dispostos no ambiente de maneira extremamente organizada, uso de mobiliários escolhidos a dedo que tragam elegância e funcionalidade, uso de formas geométricas retas e cores sóbrias na arquitetura e decoração são alguns de seus preceitos.

Escritório minimalista

O estilo de decoração minimalista tem como ponto alto a organização. Afinal, usando poucos móveis é necessário que tudo seja prático e funcional.

Uma expressão muito utilizada nas decorações minimalistas é “declutter”, termo inglês que teria como sinônimo “destralhar”. Ou seja, o ideal é que você procure abolir ao máximo itens que possam ser “over” em um ambiente.

Se a sua ideia é montar um escritório que deixe os colaboradores confortáveis no espaço ocupado, aliando a estética à funcionalidade, confira neste blog post 5 dicas incríveis que vão te ajudar neste projeto:

 

1 – Tenha atenção na paleta de cores:

Em um escritório minimalista cores vivas como: laranja, roxo e amarelo passam longe na hora de compor a paleta a ser usada. O branco quase sempre é a base de um ambiente minimalista, até mesmo porque esta cor funciona como difusor de luz natural, nos casos em que hajam janelas e entradas para luz solar. Entretanto, isto não confere a um projeto que use apenas preto e branco.

Tons terrosos, cinza e marrom podem ser usados nas paredes, carpetes, tapetes e cortinas. Cores sóbrias predominam em um escritório com estilo minimalista, todavia cores vivas podem ser usadas em objetos decorativos, como por exemplo em quadros, porta canetas, livros, e até mesmo plantas.

Escolha com cautela elementos como destaque para quebrar a uniformidade. Lembre-se que o objetivo é deixar o ambiente o mais clean possível.

Projeto de escritório minimalista

 

2 – Coloque a funcionalidade dos móveis em primeiro lugar:

Como a base principal do minimalismo é a funcionalidade, de nada adianta adquirir móveis que tenham características minimalistas mas não atendam à necessidade do escritório. O uso do “menos é mais” também adentra na escolha dos móveis.

É preciso atentar para as necessidades da pessoa que irá exercer suas atividades diárias usando o mobiliário. É de suma importância que cada objeto e móvel exerça bem sua função, para que não haja a necessidade de adquirir mais itens que deixarão o espaço ainda mais cheio.

Outro ponto a se atentar é no design dos móveis. Móveis com design de linhas retas ou ortogonais e acabamento simples são muito bem vindos. A preferência de cor é a mesma: branca, preta e em tons sóbrios.

 

3 – Utilize móveis que comportem documentos e pastas:

Pensar em um projeto de escritório minimalista também é pensar em organização. Vale lembrar que o estilo destaca os espaços vazios em um ambiente.

Mesas empilhadas com papéis e pastas fogem do padrão minimalista. Logo, ter móveis que comportam todos os documentos e papeis usados cabe perfeitamente em um projeto minimalista.

Um exemplo de mobiliário para este fim é o arquivo deslizante. Os mesmos são úteis para o armazenamento de documentos, pastas, papéis e etc. Comparados com outros móveis como armários e gaveteiros eles reduzem o espaço útil em até 70%. Incrível, não?

Já que a ordem do minimalismo é o “declutter”, invista nos detalhes e na qualidade dos elementos do espaço. Tenha em mente que além do design clean, o minimalismo preza pela funcionalidade.

Escolha por marcas que atuam há tempos no mercado e possuem credibilidade diante de seus consumidores. A Mirage Móveis atua há mais de 50 anos no mercado de móveis para escritório.

 

Ficou inspirado pela decoração minimalista? Converse com um de nossos consultores que irão elaborar um projeto de móveis personalizado gratuito  para suas necessidades e orçamento.