10 escritórios mais modernos do mundo
Um espaço corporativo tem o poder de conquistar o cliente à primeira vista. Os ambientes têm grande influência em nossas impressões e forma de agir. Além disso, um escritório bacana consegue também potencializar a criatividade dos colaboradores e fazendo crescer também a produtividade na empresa.
Um ambiente encantador proporciona também a política do “boca a boca”, que faz com que o visitante comente com outras pessoas a respeito e que faça até com que ele registre nas redes sociais, sendo muito positivo.
Por isso, é tão importante entender que um espaço com mesas não é bom o suficiente, menos ainda para atrair os benefícios que citamos acima.
Sabemos que decidir mudar não é tão fácil e que nem sempre nos damos conta de tal necessidade, já que estamos tão acostumados com o mesmo ambiente de sempre.
Alguns dos pontos desafiadores da mudança, além de saber quando mudar, é ter total ciência sobre o quê mudar. Sabendo disso, separamos 10 exemplos de escritórios para lá de descolados que saíram na última lista da Archtrends Portobello para você ter uma base do que é tendência no mobiliário corporativo.
1. Google na Suiça
Trabalhar em um escritório como o que o famoso buscador mantém na Suíça é o sonho de qualquer pessoa. Esse projeto de arquitetura corporativa do Google é moderno e prioriza o conforto e bem-estar dos colaboradores.
A iluminação natural ganha protagonismo em grande parte dos ambientes, seja no refeitório, que serve gratuitamente aos funcionários, café da manhã, almoço e jantar preparado por chefs, seja nos espaços dedicados ao ócio criativo.
Outro grande destaque desse projeto de arquitetura corporativa é o enorme tobogã de metal em espiral, que serve de “atalho” de um andar para o outro e faz a alegria não só de quem trabalha no edifício como também de visitantes eventuais.
2. Facebook nos EUAs
Poltronas em tons vibrantes, pôsteres com ar retrô, vending machines, máquinas de fliperama e murais de Lego. Se há uma palavra que pode definir o projeto de arquitetura corporativa do escritório da rede social mais famosa do mundo, essa palavra certamente é eclético.
Cores, formas e referências se misturam no espaço que foi concebido a partir de enquetes feitas pela empresa, que perguntou a cada funcionário da equipe o que eles esperavam do projeto de décor do escritório.
O resultado foi um ambiente colorido, no qual a mistura de estilos contribuiu para deixar o lugar descontraído, lembrando uma enorme comunidade, uma das características essenciais dessa rede social.
Com grandes espaços abertos, o escritório conta ainda com salões de cabeleireiro, área de skate e até um DJ, todos incluídos no projeto de arquitetura corporativa por sugestão dos colaboradores.
3. AIRBNB, em São Francisco
O projeto de arquitetura corporativa do Airbnb tem como objetivo principal refletir a ideia de comunidade global, característica da marca.
Por isso, cada um dos andares do edifício é inspirado em uma cidade. Buenos Aires, Kioto, Jaipur e Amsterdam serviram de referência para cores, móveis, design e materiais típicos, utilizados na decoração.
Além disso, o visual de algumas salas de reunião foi inspirado em imóveis reais que estão disponíveis para locação na plataforma, o que dá aos funcionários a sensação de estarem “em casa” — ou ao menos, hospedados na casa de alguém.
Áreas de leitura, salas para prática de atividade física, cafés e até espaços de relaxamento ajudam a criar um ambiente descontraído e moderno, projetado pela equipe do Airbnb’s Environments, em parceria com o escritório local WRNS.
4. CISCO SYSTEMS, no Canadá
Esse projeto de arquitetura foi assinado pela Hok e acomoda cerca de 1000 funcionários em um espaço onde a alta tecnologia dá o tom. Embora os funcionários não tenham postos fixos de trabalho, isso nem de longe se traduz em desconforto. Uma vez selecionada a estação de trabalho, seus dispositivos inteligentes se conectam aos computadores, diariamente.
As salas de reunião também contam com tecnologia de ponta, com sensores inteligentes que detectam o número de ocupantes e fazem ajustes automáticos de temperatura e iluminação.
Ainda que o conforto tecnológico seja a estrela principal do projeto, a empresa também se preocupou em criar espaços de convivência e descanso, como salas de jogos com vending machines, áreas de leitura e ócio criativo.
5. HOK, na Inglaterra
Por falar em Hok, o escritório de arquitetura baseado em Londres, na Inglaterra, também tem uma sede bastante criativa. No vão central do prédio, que privilegia a entrada da luz natural, foi criado um jardim, onde os funcionários se reúnem para trabalhar, descansar e até mesmo fazer reuniões e piqueniques no final da tarde.
Em outra parte do edifício, um lobby com decoração minimalista abriga um enorme e sinuoso sofá negro, onde os profissionais podem se acomodar tanto para trocar ideias, quanto para relaxar. Com ar moderno, a área interna privilegia o aço e os tons de cinza e branco, que têm sua seriedade quebrada por painéis extensos em tons de verd
6. Coca Cola – Londres
O projeto de arquitetura corporativa desenvolvido para o escritório da Coca-Cola, em Londres, na Inglaterra, buscou resgatar imagens da comunicação da marca nas décadas de 1950 e 1960 para compor o décor.
Misturada com elementos modernos, como a tubulação aparente, essa composição de fotos tornou a decoração descontraída e funcional, com um toque vintage que agrega charme sem passar a impressão de um ambiente ultrapassado.
A exibição da marca em todos os espaços traz personalidade ao lugar, sem deixá-lo ostensivo. O escritório também exibe um enorme terraço com vista da cidade.
7. ADIDAS, na Alemanha
O projeto de arquitetura corporativa da sede da Adidas é uma ode ao minimalismo. O branco total das instalações só dá espaço à cor nas peças de roupas da marca dispostas em divisórias metálicas que dividem as estações de trabalho.
Moderno e confortável, o espaço conta com salas de reuniões que exibem paredes de vidro e móveis modulares com espaços para embutir fios e deixar o ambiente ainda mais clean. No escritório da Adidas não há espaço para nenhum objeto que não seja absolutamente funcional, o que ao invés de deixar o ambiente austero, traz modernidade ao projeto.
8. CACAU SHOW, no Brasil
Assinada pelo escritório Athié Wohnrath, a sede da Cacau Show é um espaço com ambientes humanizados e sustentáveis, que conta com 9.000 m² de área construída, projetada para estimular a produtividade, o trabalho colaborativo e o bem-estar dos funcionários.
A premissa desse projeto de arquitetura corporativa foi a criação de um espaço acolhedor, que se assemelhasse ao lar. A inspiração para o décor foi o cacau, matéria-prima da empresa. A estufa na entrada do complexo, por exemplo, tem o formato de uma trufa, um dos carros-chefes da Cacau Show.
O piso em cimento queimado e madeira ganha vida com a disposição de almofadas em tons de vermelho e amarelo em espaços onde é possível ler, relaxar ou tomar um café.
O escritório é um enorme espaço aberto, com muitas áreas de coworking para estimular o trabalho em grupo. Nesses ambientes, imperam o piso de madeira, os móveis funcionais e a iluminação direta. Gaveteiros deslizantes facilitam o armazenamento e o transporte de pequenos itens, já que os postos de trabalho não são fixos.
9. RED BULL, na Itália
O projeto de arquitetura corporativa da Il Prisma para o escritório italiano da Red Bull prioriza a funcionalidade e o aproveitamento integral dos ambientes.
Para ocupar o espaço ocioso nas laterais das estações de trabalho, por exemplo, foram instalados sofás em cores vivas que oferecem aos funcionários a oportunidade de descansar e observar a vista das grandes janelas de vidro.
A ideia era mesclar ambientes simples com espaços de estímulo às ideias e à criatividade, palavra-chave da marca. Estruturas metálicas aparentes, concreto e madeira fazem uma referência ao estilo industrial, enquanto o escorregador, que lembra uma rampa de skate e une duas áreas, “dá asas” à descontração dos colaboradores.
Além disso, os funcionários também podem aproveitar as salas de descanso e o espaço aberto para descansar e desfrutar do ócio criativo.
10. SPOTIFY, na Inglaterra
O projeto de arquitetura corporativa do escritório londrino do Spotify foi assinado pela Tétris e tem como inspiração principal a sede da empresa, localizada em Estocolmo, na Suécia.
Para dar um toque britânico a esse projeto corporativo, a Tétris investiu em muito veludo colorido, couro e madeira. O escritório também tem, é claro, um potente sistema de som, ponto comum em todos os escritórios do Spotify.
Todo o planejamento e adequação do projeto foram realizados em apenas oito semanas, em parceria com a equipe do próprio serviço de streaming. Além dos espaços de trabalho, o escritório conta com salas de reuniões, áreas de brainstorming e um amplo espaço aberto. (Fonte: Archtrends PortoBello)
Agora que você sabe tudo sobre certificação, que tal conferir algumas opções de cadeiras para escritórios que a Mirage possui? Acesse nosso e-commerce e confira nossas linhas de produtos.
A Mirage atua no mercado de móveis para escritório desde anos anos 60, garantindo qualidade e bom atendimento para você!